Senai chega a Taboão da Serra

Taboão da Serra comemora, neste mês, 47 anos de emancipação política com uma grande conquista: a vinda de unidades móveis com cursos profissionalizantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A primeira unidade, já instalada na Praça Nicola Vivilechio, no Jardim Bom Tempo, será de pintura automotiva.

Prefeito, Callegari e Paulo Sérgio Torino, do
Senai: cursos capacitam mão-de-obra técnica

Com a chegada do Senai, toda a região será beneficiada: são cerca de 950 indústrias de pequeno, médio e grande porte, totalizando 90 mil postos de trabalho. Pesquisas apontam que há um contingente de 40 mil desempregados na cidade. “Nossas empresas possuem vagas, mas precisam de mão-de-obra qualificada. Por isso, a vinda dos serviços do Senai, uma das mais expressivas instituições de formação técnica, conduzirá a este resultado”, analisa o secretário de Educação Cesar Callegari, ex-pesquisador da instituição por seis anos.

O curso de fundamentos de pintura acontece de 6 a 17 de fevereiro. Já o de polimento e cristalização, de 20 a 24 de fevereiro, em dois turnos (das 8h às 12h e das 13h às 17h).

Unindo forças

A conquista é resultado da união de forças entre a prefeitura de Taboão da Serra, o Poder Legislativo e a iniciativa privada. As primeiras providências referentes à instalação das unidades começaram a ser delineadas em novembro passado. O acordo definitivo foi selado na prefeitura em 20 de janeiro. “Nada mais representativo para o aniversário da cidade do que ter consolidada esta parceria”, comemora o prefeito Dr. Evilásio.

O gerente do Centro Móvel de Formação Profissional, Waldemir Amaro, lembra que a Escola Móvel é uma estratégia de possibilitar o atendimento nos municípios onde o Senai não tem unidade fixa. O gerente informa, ainda, que em junho outra carreta móvel vai oferecer o curso de eletricidade básica aqui.

Unidade móvel de pintura automotiva na Pça.
Nicola Vivilechio: oportunidades de qualificação

A conquista também contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico Edgard Damiani, do vereador Natal (PFL-TS), da Associação das Indústrias da Região de Taboão da Serra (Airts), do Grupo Vidy e do Sindicato da Indústria do Mobiliário (Sindimov).